Alexander McQueen – Um gênio da moda

O estilista Alexander McQueen chocou a todos com suas criações extraordinárias e ousadas, mas também chocou com sua partida repentina em 2010. Conhecido pelo seu temperamento forte, deu fim à própria vida pouco depois do falecimento de sua mãe e deixando muitos admiradores e colegas de profissão com saudades. Alexander McQueen foi um dos designers mais influentes da atualidade, respeitado por muitas celebridades que se encantaram com suas peças modernas e exuberantes. Seu trabalho continua nas mãos de Sarah Burton, sua assistente, que mantém seu memorável estilo ao comandar a marca. Para conhecer mais sobre a vida do estilista, acompanhe a biografia a seguir.

Lee Alexander McQueen nasceu em Londres no dia 17 de março de 1969. Caçula de 6 irmãos, era filho de um taxista e cresceu em uma área pobre da capital. Aos 16 anos, abandonou os estudos e começou a trabalhar como assistente no atelier de costura Anderson and Shepherd. Nessa oportunidade, aprendeu técnicas de confecção de roupas. Alexander também foi figurinista do Teatro Algel&Bermans e foi aprendiz na Roméo e Gigli, em Milão. Em 1992, voltou para Londres e começou a estudar design na Saint Martin School. Antes de se formar, com apenas 23 anos de idade, montou uma coleção chamada “Jack The Rapper”, que lhe abriu as portas para o mundo da moda. A coleção foi comprada pela estilista e redatora Isabella Blow, pessoa que seria de grande importância para a carreira de Alexander McQueen.

 

Alexander McQueen  - Um gênio da moda

Alexander McQueen – Um gênio da moda

Em 1997, Alexander entrou para a equipe da casa de alta costura francesa Givenchy, como diretor de criação no lugar de John Galliano. O fracasso de sua primeira coleção, seu estilo inovador e seu gênio difícil acabaram levando à sua demissão. Apesar disso, McQueen foi eleito o melhor designer do ano, apenas um dos vários prêmios que recebeu em sua carreira. No ano de 2000, a Gucci adquiriu parte da grife McQueen, dando mais liberdade criativa ao estilista. Em seguida, ele se casou com o documentarista George Forsyth. Nos anos seguintes, ampliou seus projetos, inaugurando lojas da marca e lançando acessórios, perfumes e coleções diferenciadas como a coleção masculina façon.
As coleções de Alexander McQueen eram apresentadas como em um espetáculo – eram teatrais, românticas e elegantes. Também eram ousadas e futuristas, sempre surpreendentes. A lista de celebridades que usaram roupas criadas pelo “gênio” é grande: Kate Moss, Naomi Campbell, Janet Jackson, Sarah Jessica Parker, Beyoncé, Fergie, Rihanna, Mary J. Blige, Cameron Diaz, Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anna Paquin, Katie Holmes, Camilla Belle, Michelle Obama, Príncipe Charles e Lady Gaga (usou os famosos sapatos futuristas).
Lutando contra a pressão no trabalho, a ansiedade e a depressão, Alexander McQueen acabou se enforcando em seu apartamento no centro de Londres. A morte de sua mãe foi um golpe duro para ele, que se suicidou no dia do funeral dela, 4 de fevereiro de 2010, aos 40 anos de idade.

 

Deixar um Comentario:

Publicidade
NOVIDADE !!!
FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Visitas